Dica rápida para o dia a dia de crianças deficientes e autistas
- apaecqblog
- 4 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
Em todos os ambientes devemos procurar manter o convívio tranquilo e estruturado, sem abrir mão da espontaneidade. É possível criar situações onde a criança observa, imita, aprende e elabora de maneira natural e agradável. E todos ganham com isto.

A criança deve ter uma programação diária estabelecida sem alvoroço, de maneira que as atividades básicas (acordar, higiene, refeições, recreação, escola, dormir...) possam obedecer a horários regulares, as atividades complementares (atendimentos, passeios...) sejam previsíveis e as atividades extras (festas, viagens...) sejam esporádicas. Organize-se, tenha bom senso e seja flexível. Seguir uma rotina diminui a ansiedade e traz segurança. Ao mesmo tempo, as mudanças quando bem dosadas proporcionam ótimas oportunidades de crescimento. É observando e participando dos acontecimentos diários, desde a rotina mais simples, que somamos experiência para ensinar nossos filhos. Sempre que achar apropriado, estipule regras. Lembre-se que as regras devem ser claras e possíveis de serem cumpridas. Seja você o primeiro a cumpri-las.

Não economize elogios e deixe claro o que você está elogiando. Se necessário repreenda a criança e deixe sempre muito claro o que você considerou inconveniente.
Buscando cumprir regras claras e objetivas a pessoa com deficiência terá confiança em você e seguirá o melhor caminho no seu dia a dia.
Pessoas com Deficiência tem condições de interagir e ter uma vida normal, se tiverem as adaptações corretas, conforme suas necessidades.
Seja agente de transformação, acredite no potencial do ser humano e você verá grandes progressos no desenvolvimento das pessoas com deficiência.
Opmerkingen